As temperatuas continuam baixas nas noitinhas de outono, e claro, nada melhor do que um caldinho ou um creme de legumes bem quentinho pra aquecer nossas noites, acompanhado de um pãozinho ou talvez um vinho.
Além de saboroso e aquecer nosso corpo, os caldos e sopas trazem inúmeros benefícios para nossa saúde.
No post de hoje, vamos contar um pouquinho sobre os benefícios de se consumir o caldo verde, um dos favoritos dos brasileiros, e do creme de abóbora.
Benefícios do consumo do caldo verde
O caldo verde surgiu em Portugal no século XV, criada por lavradores, que fizeram uma mistura de ingredientes disponiveis com fartura em suas terras. Chegando no Brasil, a receita sofreu algumas alterações, como por exemplo a troca do uso do chouriço pela linguiça calabresa. Algumas receitas também substituem a batata pela mandioca. Mas um dos principais ingredientes se manteve, que é a couve.
A presença dessa folha verde escura faz com que o caldo verde seja riquíssimo em vitaminas e com muitos benefícios para nossa saúde, como por exemplo:
- Diminui as chances de ter AVC e problemas cardíacos – a couve é rica em potássio, que segundo estudos, diminui a pressão arterial e riscos de problemas no coração.
- Ajuda a fortelecer o sistema imunológico – isso porque a couve é rica em vitamina C e vimatima B6, vitaminas responsáveis por melhorar as defesas do nosso corpo.
- Previne osteoporose – devido a grande quantidade de cálcio, a couve ajuda muito na prevenção da osteoporose, bem como na saude dos ossos e dentes.
- Ótimo para tratar anemia – ela é rica em ferro e acido fólico, sendo muito bom para tratar e previnir anemias, até mesmo em mulheres gestantes.
- Previne o surgimento de câncer – a couve pode nos auxiliar a evitar o surgimento de alguns tipos de câncer, como por exemplo o câncer de cólon, câncer de esôfago, câncer de pulmão, câncer de fígado, câncer de mama e câncer de pele, pois é rica em compostos como sulforafano, flavonoides, clorofila, glucosinolatos, polifenóis.
Benefícios do consumo do creme de abóbora
A abóbora é nativa da América do Sul e já era consumida pelos indígenas a muitos anos atrás. Existem diversas variedades de abóbora, também chamada de jerimum. As mais consumidas são a abóbora japonesa ou cabotian e a moranga.
Ela é utilizada em diversas receitas, inclisive na receita de creme ou de sopa, que fica deliciosa! Essa é uma receita bem simples,e quem consome pode aproveitar os seguintes benefícios:
- Faz bem para o coração – a abóbora contém muito potássio, que ajuda a reduzir a pressão arterial, evitando assim diversas doenças do coração e diminui os niveis de colesterol ruim em nosso organismo.
- Fortalece nossa imunidade – a presença de betacaroteno, vitamina C, E, Ferro e ácido fólico ajuda na nossa imunidade.
- Faz bem pra pele – ela é rica em carotenoides, que protege a pele da ação do sol. A presença de vitamina C e antioxidantes retardam o envelhecimento.
- Previne catarata – o betacaroteno é transformado em vitamina A pelo nosso organismo, e a aboborá é muito rica nesse componente. Ela reduz o surgimento de catarata. Alem disso, a luteína e a zeaxantina, protege o cristalino do olho, para que ele nao fique opaco com o passar dos anos.
Esses são só alguns dos muitos benefícios que esses dois ingredientes trazem para nossa saúde. Além de serem deliciosos, eles fazem muito bem para nossa saúde e podem ser apreciados o ano todo, não apenas em épocas de frio.
Venha provar os deliciosos caldos da Açaí Aricanduva, feitos com ingredientes fresquinhos e de qualidade!