blank

Os benefícios das frutas do mês de fevereiro

Fevereiro traz uma safra muito rica de variedades de frutas, algumas desconhecidas pela grande maioria das pessoas.

Quer conhecer mais sobre algumas delas? No post de hoje, vamos falar dos benefícios do consumo do abiu, mangostão e da seriguela. Já ouviu falar dessas frutas antes? Vem conhecer mais sobre elas!

Abiu

O abiu é uma fruta nativa da Mata Atlântica e da Floresta Amazônica. Ela tem a casca lisa e amarelada, e seu sabor é bem docinho. Essa fruta é traz inúmeros benefícios para a saúde, como por exemplo:

  • Bom para tratar anemia – rica em vitamina C e ferro, ela ajuda a combater a anemia. Também contém vitaminas do complexo B.
  • Ajuda a prevenir desenvolvimento de doenças – por conter vitamina C, que é um antioxidante poderoso, o consumo da fruta ajuda a prevenir doenças como câncer, problemas do coração, entre outros.
  • Combate a febre e dores de garganta – consumir o chá das suas folhas ajuda a diminuir a febre e inflamações na garganta.

Mangostão

Apelidada de Rainha das frutas e Alimento dos Deuses, o mangostão (também conhecido como mangostim) é uma fruta exótica originaria do sudeste asiático.

Existem duas variações da fruta: mangostão roxo, que possui a casca é roxa e a polpa branca, e o mangostão amarelo, ou o chamado “falso mangostão”, que tem a casca e a polpa amarelos. Seu sabor é doce e levemente ácido.

Ela chama bastante atenção por conter uma grande quantidade de propriedades que fazem bem para a saúde, como por exemplo:

  • Rico em xantonas – possui duas classes de xantonas: alfa mangostão e gama mangostão, e pode haver pelo menos vinte xantonas conhecidas. Esses compostos atuam no combate dos radicais livre, prevenindo o surgimento de doenças como câncer e doenças do coração. A xantona também tem ação anti-inflamatória, antibacteriana e até cicatrizante
  • Rico em fibras – as fibras garantem o bom funcionamento intestinal e ajuda também a regular o intestino e tratar diarreias. Também proporciona saciedade, auxiliando na perda de peso. Ela contém também pectina, que diminuem a velocidade de absorção dos carboidratos, equilibrando os níveis de glicose no sangue, prevenindo e controlando a diabetes.
  • Rico em potássio – o que contribuí para redução da pressão arterial
  • Rico em antioxidantes – contribui para combater e controlar os níveis de diabetes, triglicérides e colesterol. Também combate a ação dos radicais livres, ajudando a evitar o envelhecimento precoce
  •  Fonte de vitaminas do complexo B – vitaminas que contribuem para o bom funcionamento do cérebro

 Seriguela

Essa fruta é conhecida por vários nomes: siriguela, ciruela, jacote, ameixa da Espanha e cajá vermelho. Ela é nativa da região da América central e do Sul e é muito consumida e apreciada no nordeste do Brasil.

Ela é uma fruta pequena, de cor amarelada ou avermelhada, com casca fininha e é bem doce. Seu consumo traz muitos benefícios para a saúde, pois é rica em nutrientes como:

  • Rica em fibras – o que contribui para o bom funcionamento do intestino, dá saciedade e reduz os níveis de colesterol.
  • Fonte de vitamina C, A e vitaminas do complexo B – ajuda a deixar ossos e dentes mais fortes e contribui para um crescimento e desenvolvimento do tecido da pele. Também ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, previne o surgimento de doenças cardíacas e Alzheimer. Além disso, também contribui para melhorar o sistema imunológico.
  • Rica em carboidratos, cálcio, potássio, magnésio, ferro

 

O consumo diário de frutas é muito benéfico para nossa saúde, é importante inserirmos essas e outras frutas na nossa alimentação para que possamos aproveitar todos esses benefícios em nossa vida.

Você encontra essas e diversas outras frutas no Açaí Aricanduva,  entre em contato e saiba mais!

Compartilhe este artigo