blank

Os benefícios das frutas do mês de janeiro

Chegamos no verão, e com ele, inúmeras opções de frutas saborosas na safra de janeiro.

No post de hoje, vamos falar um pouco sobre algumas frutas que saem mais em conta nesse mês, que além de serem muito refrescantes, vão trazer muitos benefícios para sua saúde.

Lichia

A lichia é originaria da China, mas já é cultivada em muitos outros países, inclusive no Brasil. E no verão, ela é bastante consumida pelos brasileiros.

Além de muito saborosa, essa frutinha trás inúmeros benefícios para a saúde de quem a consome, como por exemplo:

  • Ajuda no controle da diabetes – a lichia possui hipoglicemia e oligonol, compostos que ajudam a regular o metabolismo da glicose e diminui sua produção

  • Faz bem pra pele, cabelo e unhas – ela auxilia na prevenção do envelhecimento precoce, tem propriedades de rejuvenescimento e estimula a produção de colágeno. Também ajuda no tratamento de acne e manchas na pele e por ser rica em vitamina B e antioxidantes, ela ajuda a manter as unhas e cabelos fortes e bonitos

  • Ajuda na imunidade – a cada 100g de lichia consumida, você ingere 71,5 mg de vitamina C. Essa vitamina ajuda a melhorar a imunidade. Por conta da sua ação antioxidante, ela ajuda também a combater doenças degenerativas e cardíacas.

  • Reduz a pressão arterial e controla o colesterol – isso se da por conta do potássio, que atua contra os efeitos do sódio e os antioxidantes reduzem a adsorção do colesterol ruim, o LDL.

  • Auxilia na perda de peso – vários fatores fazem com que a lichia seja uma poderosa aliada na perda de peso. A fruta é composta por 80% de agua, assim ela é de baixa caloria. Ela contem polifenóis, que queima gordura abdominal. Rica em fibras, ajuda a dar mais saciedade. O bioativo oligonol elimina o excesso de liquido. E sua casca possui cianidina, que ajuda na queima de gordura. Um ótimo aliado para a dieta!

  • Contribui no controle da diarreia – o chá da casca da lichia ajuda a controlar a diarreia


Uma dica muito importante é não consumir a lichia em jejum, pois pode causar hipoglicemia!

Pitaya

A pitaya é uma fruta de origem mexicana e hoje é cultivada em vários países. Ela possui diversas variações de cor: casca amarelada e polpa branca; casca rosada com polpa branca e casca rosa/avermelhada com polpa rosa. Também existe a variação brasileira da pitaya, conhecida como mini-pitaya do cerrado. Ela é menor que as outras variações e é bem mais doce.

Ela também é conhecida como fruta dragão, por conta do seu formato, e por ou não conter espinhos em sua casca, dependendo da sua variedade. 

A pitaya se tornou queridinha de muitas pessoas nos últimos anos, e não é pra menos! Além de ser uma fruta linda, de encher os olhos, também trás inúmeros benefícios à saúde, como por exemplo:

  • Auxiliar na perda de peso – a pitaya é rica em fibras, ajudando a dar mas saciedade. Possui betacianinas, que ajuda na perda de peso e diminui a resistência à insulina. A tiramina faz com que o corpo utilize melhor as reservas de açúcar do corpo.

  • Combate os radicais livres – isso porque a fruta é rica em vitamina C, flavonoides, poli fenóis e betacianinas, componentes que combate os radicais livres e ajuda na prevenção de doenças, como artrite, diabetes e câncer.

  • Contribui para o bom funcionamento intestinal – ela atua como prebiotico em nosso organismo, ou seja, suas fibras são fermentadas no intestino e aumentam a quantidade de bactérias do boas para a microbiota. Elas ajudam a evitar a má digestão e a prisão de ventre. Também ajuda na prevenção do câncer de colón.

  • Previne a anemia – a pitaya é rica em ferro, e em conjunto com a vitamina C, ajuda na prevenção da anemia.

 Uva Pilar Moscato

Conhecida como a  primeira uva gourmet do Brasil, a uva pilar moscato contem as mesmas propriedades nutricionais da uva.

Seu diferencial está no seu nível de ‘doçura’ e seu tamanho. Um cacho dessa variedade de uva pode pesar até 1,5kg!  E enquanto os níveis de açúcar em variedades comuns costumam chegar até 14%, as da Pilar Moscato chegam a passar dos 19%. É realmente uma fruta que vale a pena provar!

Para saber quais as propriedades nutricionais da uva, acesse nosso post anterior e saiba mais quais são as vantagens do consumo diário da uva.

O consumo diário de frutas é muito benéfico para nossa saúde, é importante inserirmos essas e outras frutas na nossa alimentação para que possamos aproveitar todos esses benefícios em nossa vida.

Você encontra essas e diversas outras frutas no Açaí Aricanduva,  entre em contato e saiba mais!

Compartilhe este artigo